Valkaria: Cidade Sob a Deusa – Resenha

Publicado: 5 de janeiro de 2011 em RPG

Howdy?!

Pra mim esse é um dos lançamentos mais esperados para o cenário de Tormenta, está na minha lista de favoritos junto do Contra-Arsenal e Galrasia. Desde que comecei a jogar neste cenário (por volta de 2002) sempre desejei um livro que descrevesse essa cidade completamente, seus bairros, personagens importantes, pontos de interesse, etc. Então eis que no finalzinho de 2010 surge esse tão esperado livro.

Se você não conhece a cidade de Valkaria, nem o cenário de Tormenta, acesse: http://www.jamboeditora.com.br/tormenta/

Se quiser conhecer melhor o cenário, baixe o Guia do Viajante aqui. Esse suplemento foi disponibilizado pela editora Jambô gratuitamente para download. Contém um excelente resumo do que é o mundo de Arton, seus deuses, raças, localidades e problemas. É bem pequeno, cerca de 5Mb.

Vamos à resenha.

Valkaria – Cidade Sob a Deusa foi escrito pelo senhor Leonel Caldela, autor dos livros da Trologia Tormenta, são eles: Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo e O Terceiro Deus. E principal responsável pelo amadurecimento do cenário de Tormenta.

Eu sei que não dá pra ver o rosto dele direito, mas foi a melhor foto que achei

O que é a cidade de Valkaria?

Valkaria é a maior cidade do mundo de Arton. O marco zero da civilização. Foi lá, quando encontraram uma estátua gigante da deusa da humanidade, que os peregrinos decidiram fundar a cidade com o mesmo nome da deusa, Valkaria. A partir deste ponto a civilização de Arton se desenvolve.

O marco zero da civilização artoniana

 

Valkaria é a capital do mundo civilizado de Arton. Apesar de cada um dos 28 reinos, que compõe a coalizão conhecida como O Reinado, possuirem regentes e sistemas políticos próprios. Todos estes respondem ao reino-capital Deheon, onde está situada Valkaria, lar do Rei-Imperador. Este toma todas as decisões importantes relacionadas ao Reinado e etc.

Pelo menos um dia isso foi assim.

Hoje o Reinado está dividido em 3 coalizões, o Império de Tauron, o Reinado e a Liga Independente. Mas Valkaria não deixa de ter sua importância. Ela ainda é a capital da maioria dos reinos livres, sede das mais importantes organizações do mundo civilizado, como, A Academia Arcana, O Protetorado do Reino, A Guilda dos Cavaleiros Libertadores, A cede do culto a Valkaria, e etc. Ou seja, esta é a cidade mais importante do cenário.

Na minha opinião, merecia um suplemento próprio faz tempo. Mas antes tarde do que nunca. E valeu a pena esperar todo esse tempo por ele.

Capítulo 1: A Capital do Mundo

A deusa petrificada

Neste capítulo temos o resumo da história da cidade, da hierarquia de poder na cidade, das suas leis. Temos também uma breve descrição dos principais bairros,  Nitamu-ra, Favela dos Goblins, Bairro do Recomeço, Cidade da Praia, Vila Élfica, Baixa Vila de Lena e etc.

Aqui também são descritos seus principais pontos de interesse, como: A Arena Imperial, o Banco de Tibar, o Campo de Keen, Sede do Protetorado do Reino, Academia Arcana, Sede dos Mosqueteiros Imperiais, Biblioteca das duas Deusas, A Rocha Cinzenta, etc.

É importante deixar claro que este livro, segundo a descrição do mesmo pelo o autor, não foi feito para ser uma descrição completa e detalhada da cidade.

Portanto não espere nada extremamente detalhado na descrição dos bairros ou dos pontos de interesse. Como o próprio autor diz, isso foi feito de propósito, por que se fosse o contrário, seria também limitador demais. Por exemplo, se o mapa da cidade estivesse milimetricamente detalhado, caso o mestre quisesse incluir um bairro do seu interesse, teria bastante dificuldade em cortar o que já existe, ver o que ia perder com isso, o que deveria acrescentar e/ou substituir. Tendo em vista isso, o suplemento foi pensado para que caso o mestre queira substituir ou acrescentar algo, não encontre muitas dificuldades.

Vale salientar que, mesmo não contendo descrições extremamente detalhadas da cidade, este suplemento é completo.

Capítulo 2: Os Donos das Ruas

Nobre de Valkaria

Este capítulo é subdividido em 5 partes: Sangue, Ouro e Glória; A Máfia sob a Deusa; A Elite; Proteger e Servir; Acima da Lei: As Sociedades Secretas de Valkaria.

As 3 primeiras partes (Sangue, Ouro e Glória; A Máfia sob a Deusa; A Elite) foram publicadas em edições da revista Dragon Slayer, respectivamente as edições 24,26 e 30. Novo mesmo só as duas últimas partes sobre a milícia e as sociedades secretas.

Que por sinal são muito bem descritas.

Proteger e Servir, descreve o dia a dia da milícia, suas regras, como engressar, etc. Esse capítulo também exalta esses nobres profissionais que são tão desrespeitados por aventureiros poderosos. Aqui existe tudo o que é necessário para que você jogue como membro da força policial local.

Aqui penso que exista uma referência a série Arquivo X, quando o Leonel descreve a hierarquia da milícia e fala sobre “O Porão”, divisão da milícia para assuntos não catalogados. Mesmo num mundo onde encontrar com dragões e outros seres místicos é algo natural, ainda existem assuntos que fogem desta naturalidade e são delegados para à turma do Porão, que não é lavada a sério por seus outros colegas. Será que temos alguém chamado Fox Mulder trabalhando por lá?

Na parte sobre as  sociedades secretas este suplemento traz uma nova idéia para aventuras em cidades de fantasia medieval, aventuras envolvendo vigilantes mascarados. Neste tópico temos a descrição, breve, das principais sociedades secretas de vigilantes mascarados da cidade imperial, temos também uma nota sobre as sociedades não-benignas, como A Sociedade da Noite Eterna. Pra mim é algo novo e totalmente estigante. Fiquei imaginando aventuras adaptadas diretamente dos quadrinhos para a fantasia medieval, lembrei até de um crossover do Batman e Entrigan que é dentro dessa temática.

Este é um bom capítulo, como eu não possuo todas as edições da revista Dragon Slayer, saí no lucro com a compra do suplemento. Mas se você tem, não vai se arrepender, ao meu ver, essa é uma apenas uma pequena parte deste livro, você não vai se arrepender se comprá-lo.

Capítulo 3: Heróis da Vizinhaça

Aventureiros urbanos também são legais

Este é o capítulo reservado para os novos talentos, itens mágicos, novas armas, perícias e classes de prestígio (CdP). Algumas perícias e alguns talentos, aqui presentes, apareceram nas edições 26 e 30 da Dragon Slayer. São todas úteis. Eu gostei bastante das que permite você gerir um determinado negócio na cidade.

As classes de prestígio são: Capitão da Irmandade, Detetive de Tanna-Toh, Druida da Favela, Espírito da Cidade, a reformulação da classe Gladiador Imperial, Lenda Urbana, Nobre de Valkaria, Pastor de Valkaria e Rei do Crime. Eu simplesmente adorei todas elas. O Gladiador Imperial e o Nobre de Valkaria ainda são bem úteis fora de centros urbanos, mas as outras podem ter sérias desvantagens.

Esse fato não torna as classes menos interessantes, já que o foco do livro são campanhas urbanas. E, meu querido leitor, se tratando deste tipo de campanha, esse pessoal manda muito bem nas cidades. São todas muito úteis e bem desenvolvidas. E o Espírito da Cidade impressiona.

Engraçado que um amigo meu assim que pegou esse livro foi pra parte das CdPs e achou a maioria delas inútil. Ele nem leu, só olhou o nome delas e julgou. Ele não sabe o grande erro que cometeu. Deixa ele jogar minha próxima campanha urbana.

Eu preciso também elogiar o belo traço da ilustradora Roberta Pares, responsável pelas imagens das classes de prestígio e algumas que compõe o livro. O traço dela é belo, se encaixou como uma luva. Gostei de verdade. Parabéns para ela.

Capítulo 4: Mil histórias na cidade grande

Desbrave esta cidade

Este é o capítulo final do livro, contém idéias para todo tipo de campanha dentro de cidades em cenários de fantasia medieval, principalmente Valkaria. Tem 101 encontros  e mais 101 ganchos para aventuras em Valkaria. A diferença entre eles? Simples. Os encontros não são necessariamente para iniciar aventuras, servem principalmente para criar o clima de uma cidade grande em uma de suas aventuras. Você pode usá-los quando os personagens estiverem apenas passando por uma cidade grande.

Além disso aqui são descritas as regras para perseguições pelas ruas da cidade, bem como pelos telhados das casas da cidade, e as regras de como gerir negócios. Todas são bem simples e fáceis de aplicar.

A regra sobre negócios é o ápice do capítulo, eles foram divididos em níveis que vão de 1 a 7. Cada nível possui quantidade empregados, e dinheiro que rende e o necessário para alcançar o próximo nível. Eles também dão vantagens em jogo, dentro ou fora da cidade, para os seus donos. Se usados dentro da cidade são melhores ainda.

Esse capítulo também explica como se tornar um procurado. O que você tem que fazer para ser tornar procurado apenas em alguns bairros, na própria cidade ou mesmo no reinado! Semelhante a regra de negócios, existem níveis de procurado, que vão do 1 ao 6. Cada nível diz: os crimes cometidos, a quantidade de perseguidores, a pena e a jurisdição.

Encontramos também fichas de personagens do Mestre (PdM) Genéricos, como o Investigador da Milícia, Mercador, Punguista, Capanga e Chefão. Fichas de novos monstros como, os meus favoritos, Casa Assombrada, o Golem de Entulho e a Gárgula da Abadia. Os monstros criados para a cidade me impressionaram bastante, nunca havia imaginado nada assim para usar em aventuras urbanas, exceto pelas gárgulas.

A Casa Assombrada, deu a impressão que foi inspirada numa animação muito divertida conhecida como A Casa Monstro (Monster House no original). Já o Golem de Entulho parece que foi inspirado num episódio da série mais recente das Tartarugas Ninja, no qual elas lutavam com um robô, composto por vários nanorobôs, que se unia ao lixo da cidade e ficava cada vez maior e mais poderoso.

E no finalzinho do capítulo se encontram as fichas dos Valkarianos notáveis: Arkam, o guerreiro do braço metálico; Loriane, a estrela da arena Imperial; Bosan, o sábio; O Camaleão; Callista II-Sharat, personagem inédito que faz parte de Elite; Extinção, personagem inédito apresentado no capítulo sobre as sociedades secretas; O Goblin Herói; Haramaki, o Samurai de Nitamu-ra; Loriane; Lorde Niebling; Paollus, o irmão mais velho da Companhia dos Irmãos; Raven Blackmoon; Rolf Thrundarimm, o líder da milícia da cidade; Shivara Sharpblade, a rainha Imperatriz.

Conclusão

Como próprio livro diz, este não é um guia extremamente detalhado sobre toda a cidade. Creio que foi o que muita gente esperava, mas quando eu vi a quantidade de páginas, 110, já aguardava algo como o que foi apresentado. Nesse pequeno número não caberia uma descrição detalhada, nunca, principalmente junto das fichas de personagens do mestre, as principais ameaças e heróis da cidade, etc. Ou seja, para esse número de páginas foi um bom trabalho.

Algumas pessoas, do meu círculo social, e eu, fazemos as seguintes considerações:

  • Um mapa da cidade que você possa utilizar realmente seria bem vindo. O mapa do livro é bom, mas a encadernação não permite que você o utilize sem arregaçá-lo. Então esperamos que seja disponibilizado para download, ou venha como pôster em alguma futura edição da Dragon Slayer.
  • Esperávamos uma descrição da situação atual do Bairro de Nitamu-ra, tendo em vista o que aconteceu no livro O Terceiro Deus.
  • Achamos que teria lguma coisa falando sobre o deus menor das cidades, e seus domínios, que aparece também no Terceiro Deus e que dá a entender que ele reside em Valkaria.
  • Na edição 26 da Dragon Slayer, ao lado dos nomes dos líderes das principais irmandades que existem na cidade, foi colocada uma ficha resumida de cada um deles. Tá certo que isso não é tão essencial, porque ficha a gente inventa. Mas já que no texto da revista existe isso e o mesmo foi aproveitado para o suplemento, isso poderia ter permanecido, na minha opinião.
  • Esse também não algo grave, é que na classe Detetive de Tanna-Toh, existe uma habilidade que vai contra as obrigações e restrições dos devotos dessa deusa, sendo o detetive um devoto. Segundo o autor do livro, isso aconteceu por ele ter considerado apenas o Tormenta RPG (confira aqui), quando deveria ter considerado também o suplemento O Panteão, da antiga linha Tormenta D20, já que são compatíveis. Mas isso só foi uma falta de atenção que já foi resolvida.
  • Por a cidade ser a sede dos Mosqueteiros Imperiais, sentimos falta dessa classe no suplemento.
  • Deveriam ter colocado uma ilustração melhor do Arkam no final do livro. Aquela tá velha demais, convenhamos.

Como podem ver, não existe nenhum erro grave, apenas algumas besteiras. O livro é excelente, tanto o texto quanto a arte. Existem as velhas imagens reaproveitadas, mas pra mim isso não importa, o que importa é o que foi acrescentado no cenário. O Leonel mais uma vez correspondeu com as expectativas. E as minhas não eram baixas expectativas, pelo contrário foram muito grandes, e ele as correspondeu.

O que é muito importante também, é que apesar de levar o nome da principal cidade do cenário de Tormenta, este livro serve para qualquer outra cidade na qual está situada, ou você pretende situar, sua campanha. Para quem já joga no cenário, o livro é uma maravilha pois acrescenta novos elementos, abre portas para campanhas dos tipos mais variados, utilizando as diversas cidades do Reinado, ou de qualquer outro cenário, como palco.

Para muitos fãs, os melhores suplementos para o cenário são: o Área de Tormenta e o Piratas e Pistoleiros. O Valkaria – Cidade Sob a Deusa, tem tudo para conquistar o seu lugar entre esses dois. PARABÉNS AO LEONEL E À JAMBÔ!! Pelo bom suplemento e pelo ano de 2010, cheio de lançamentos e por não deixar os fãs de Tormenta esperando por novidades.

Para mais posts interessantes acesse o novo Nerdices e Afins, O BobNerd.

comentários
  1. Andhora disse:

    Tive a oportunidade de ver o livro (seu, claro) e gostei muito do acabamento, da estrutura, da disposição dos assuntos, mas senti que ficou um pouco a dever nos gráficos e desenhos. Claro que não posso comentar com profundidade porque não li o livro todo, mas fico com sua analise e confio nela ;D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s